Configurações

O Ubuntu oferece um conjunto relativamente modesto de opções, que abrangem apenas as áreas mais comuns. Apesar disso, ele esconde vários segredos.
Tudo começa com as seções "Aparência" e "Brilho e bloqueio", que incluem opções básicas relacionadas aos lançados do Unity (o ajuste da largura da barra e a opção de ocultá-la automaticamente) e as configurações de brilho e esmaecimento da tela (que acaba por economizar uma boa dose de energia em notebooks, mas que muitos preferem desativar) bem como o bloqueio automático.
O Ubuntu oferece uma configuração central para a linguagem do sistema, bem como para a instalação de novas línguas, localizado no "Suporte a idiomas".
Este é um ponto em que o Linux está à frente do Windows em termos de facilidade de configuração.
Ao instalar uma nova linguagem, o sistema verifica os pacotes instalados e instala os pacotes de internacionalização para os diferentes componentes (Gnome, KDE, LibreOffice, etc.) automaticamente, tornando muito simples manter um sistema com várias linguagens instaladas e alternar entre elas conforme desejado.
As versões recentes do Ubuntu utilizam o "system-config-printer", que é o mesmo utilitário de configuração de impressoras usado no Fedora (versões antigas usavam o "gnome-cups-add", que era bem mais limitado).

Ele está disponível através do "Sistema > Administração > Impressão" e permite adicionar impressoras (tanto impressoras locais quanto de rede) de forma bastante simples através do "Server > New > Printer".

Nenhum comentário:

Postar um comentário