1. GCC
Esta coleção de compiladores suporta várias linguagens como C++, Objective C, Chill, Fortran e Java e suas respectivas bibliotecas. Esta ferramenta possibilita a verficação de erros, depuração de dados, otlimização de códigos, e muito mais.
2. NetBeans IDE
NetBeans IDE é um ambiente de desenvolvimento integrado gratuito e de código aberto para desenvolvedores de software. Você obtém todas as ferramentas de que precisa para criar aplicações profissionais móveis, Web, empresariais e de área de trabalho, em Java, C/C++ e inclusive em Ruby. O IDE é executado em muitas plataformas, incluindo Windows, Linux, Mac OS X e Solaris; é de fácil instalação e de uso imediato.
3. Free Pascal
Free Pascal é um compilador Pascal de 32 bit, disponível para diversos processadores (Intel 80386 compatíveis e Motorola 680x0) e sistemas operacionais (na página do desenvolvedor, você poderá encontrar versões para FreeBSD, DOS, OS/2, BeOS, SunOS (Solaris), QNX e Classic Amiga, além da versão para Windows). A sintaxe da linguagem é semanticamente compatível com Turbo Pascal 7.0 bem como com a maior parte das versões de Delphi (classes, excessões, RTTI, ansistrings).
4. TinyCOBOL
TinyCOBOL tem como objetivo o desenvolvimento de um compilador compatível com os standards ISO/IEC, X/Open e ANSI a partir dos documentos de 1985 e 2002, tornando assim uma boa opção de compilador COBOL no mundo do software livre.
5. Eclipse SDK
A plataforma Eclipse é uma proposta de consórcio de empresas que apóiam o uso de uma arquitetura aberta para a criação de ambientes integrados de desenvolvimento (IDEs), onde a indústria de software possa desenvolver diversos programas, aplicativos e ferramentas, de forma otimizada e padronizada, baseando-se nas iniciativas de software livre.
O Eclipse oferece uma estrutura flexível, pois utiliza linguagem Java (com suporte total para Java 5.0) e vem com exemplos de construção. Isso torna mais fácil a criação, integração e utilização das ferramentas, economizando tempo e dinheiro. A plataforma Eclipse tem sido desdobrada em uma grande escala de desenvolvimento de estações de trabalho como HP-UX, Solaris, AIX e Linux.
Nenhum comentário:
Postar um comentário