terça-feira, 3 de novembro de 2015

Entrevista com um profissional sobre o Linux Ubuntu

Entrevista
Linux Ubuntu e suas aplicações
Nome
Renê Simões
Formação
MBA, Arquitetura de Soluções.
Especialista, Engenharia de Software.
Bacharel, Sistemas de Informação.
Técnico, Informática.
Idade
29


1) Você poderia nos dizer sobre suas experiências com o Linux Ubuntu? O que achou deste SO?
R: Utilizei o Ubuntu para fins domésticos e o considero uma das melhores distribuições para quem pretende iniciar no Linux. Podemos considerá-lo “um passo adiante” aos que utilizaram distribuições como Conectiva, Mandriva e Kurumin.
2) Em sua opinião, quais os prós e contras do Linux Ubuntu?
R: Considerando o uso doméstico, acredito que a principal vantagem é a grande quantidade de drivers e aplicações já oferecidas junto com a distribuição. Não vejo grandes desvantagens. Talvez se avaliarmos do ponto de vista corporativo, outras distribuições (e.g. Fedora, Red Hat e CentOs) sejam mais indicadas.
3) Em questão as aplicações, o Linux tem uma variedade bem menor de aplicativos comparado ao Windows, porém, com os aplicativos disponíveis para Ubuntu, podemos obter o mesmo desempenho que obteríamos utilizando os aplicativos para Windows?
R: Para responder a esta questão sugiro considerarmos dois grandes grupos de usuários, sendo o primeiro composto pelos que realizam apenas tarefas simples tais como acessar a internet e criar documentos (i.e. planilhas, apresentações e arquivos de texto) e o segundo composto por quem realiza tarefas diferenciadas, como o uso de ferramentas gráficas ou mesmo costuma utilizar o computador para jogar. Desta forma, podemos dizer que o primeiro grupo terá, sim, o mesmo desempenho, já que estão disponíveis diversas suítes corporativas (i.e. substitutos do pacote Office). No caso do segundo grupo, acredito que o Windows ainda é a melhor opção.
4) Em sua opinião, utilizando o Wine para poder rodar programas para Windows, podemos ter os mesmos resultados?
R: Assim como em qualquer emulador, é possível obter um desempenho, no melhor dos casos, aproximado, porém, não idêntico. Para muitas aplicações o Wine já funciona bem, porém vale ressaltar que quem busca o Linux como alternativa ao Windows costuma avaliar o ambiente como um todo para não ter que utilizar o emulador.
5) Você recomendaria o Ubuntu para fins profissionais?
R: Acredito que, como mencionado anteriormente, distribuições como o Fedora e Red Hat são mais indicadas. Vale mencionar, porém, que tenho colegas que o utilizaram sem problemas em ambientes corporativos.
6) Por fim, em relação aos outros sistemas operacionais, quais as vantagens do Linux Ubuntu?
R: Distribuição gratuita, largamente utilizada pela comunidade Linux, quantidade considerável de drivers e aplicações já oferecidas junto com a distribuição. Solução completa para usuários domésticos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário